VERSÃO PORTUGUÊS
MULHERES EMPODERADAS NO FOCO
A força duma mulher
Neste espaço o meu objetivo principal é partilhar vidas reais de mulheres que demostram diariamente a sua força e poder, tomando a desição de lutar para melhorar as suas vidas.
YANKA DRA. PIERCING
Yanka nasceu no Brasil, exatamente no Goiás, uma cidade muito pequena no interior de Pirenópolis, É filha de mãe solteira e cresceu numa família bem unida, humilde, com condições financeiras muito limitadas. Os seus estudos foram em escolas públicas e aos 19 anos de idade decidiu emigrar para Portugal.
Quando chegou à Portugal se sentiu impressionada com a diversidade e facilidade tecnológica, entre outros detalhes que encantaram ela desde o primeiro dia e teve que criar muita coragem para enfrentar uma cidade tão grande como Lisboa sendo ela muito nova.
O piercing sempre esteve presente na vida dela, desde os 12 anos aproximadamente, já fazia perfurações na família e amigos por paixão. Quando chegou a Lisboa começou a trabalhar na área da estética por 03 anos, e enquanto trabalhava também atendia as suas companheiras de trabalho nos piercings, trocando joias, limpando as zonas perfuradas e cuidando delas, o piercing nunca abandonou o seu coração.
“Desde pequena eu sempre fui a corajosa que furava os amigos, então comecei na escola e não parei de fazer piercings desde esse momento” Yanka Gouveia.
*
Ela diz que quando trabalhou na área da estética eram aproximadamente 12 meninas que estavam sempre a precisar dos serviços dela como bodypiercer e esse foi o maior contacto até esse momento com o mundo do piercing.
Ela estava estável financeiramente com o seu trabalho onde fazia sobrancelhas, massagens, pestanas, limpezas de pele, mas nunca esteve satisfeita com a ideia de trabalhar para os outros; Cumprir um horário estipulado, não poder trabalhar na sua maneira. Então quando ela achou o FURO HUMANIZADO, na época da pandemia no ano 2020. Nada foi fácil para a população em geral, mas ela perdeu um primo no Brasil, fico com muitos ataques de ansiedade, ninguém podia trabalhar então fico fechada em casa como todo mundo e isso fez com que ela ficasse focada nos estudos. Achando um calmante para os seus problemas na época. Acho a técnica nesses momentos tão difíceis e sentiu a sua paixão se incrementar pois fez sentido para ela e quis que fosse essa a linha que ela seguiria.
“Eu amo o mundo dos piercings e fiz dessa técnica a minha profissão, eu fiquei encantada com o furo humanizado, me encontrei e decidi que ia fazer isto pelo resto da minha vida” Yanka Gouveia.
*
Ela também diz que o Bodypiercing tradicional existe há muito tempo, mas as joais eram antigas, não era um serviço personalizado, não existia o visagismo. E durante muito tempo o piercing foi marginalizado, era entendido para pessoas que não tinham futuro, que eram só para homens, que era só para tribo ou pessoal de gangue, rockandroll.
E quando ela achou o furo humanizado a sua paixão pelos piercings aumento num 10000000%, pelo encantamento que ela podia oferecer ao cliente, pelas joias trabalhadas, pelo visagismo de estudar cada orelha e colocar joias que se adaptem ao formato de cada cliente, não era só fazer um furo de qualquer jeito.
*
Então a Yanka começou acreditar e lutar pelo seu sonho, pesquiso, foi no Brasil e comprou os seus primeiros materiais, fez cursos lá e quando chegou de volta à Portugal sentiu-se perdida, pois já não estava a trabalhar na área da estética, também não tinha mulheres à volta dela onde podia praticar os seus métodos novos do furo humanizado e ficava em casa planejando como ter a sua loja e o seu negocio funcionando.
Foi então quando resolveu ir até a casa dos clientes e trabalhar a domicilio porque não tinha recursos para alugar um espeço nesse momento. Ao mesmo tempo que trabalhava a domicilio, procurou por uma loja de piercings num centro comercial para ter ainda mais experiencia e desenvoltura nas suas perfurações.
Mas aí a sua impressão só aumento pois nessa loja estava tudo aquilo que ela não queria ser como profissional, os atendimentos não eram personalizados, as coisas não funcionavam do jeito certo para ela e fico frustrada trabalhando lá.
Ela ganhava muito bem trabalhando à domicilio então decidiu sair da loja no centro comercial, procurando pelo seu próprio espaço, as coisas se complicaram um pouco mais pois ela tentou empréstimos, falo com alguns amigos, e nada dava certo.
“Até!!!! que eu tive a maravilhosa ideia de falar com uma senhora onde eu morei quando cheguei aqui a Portugal e a filha dela ficou interessada no meu projeto, que era “DRA. PIERCING”. Eu contei a minha história, falei que eu queria fazer uma loja que era uma coisa do outro mundo, que os atendimentos eram personalizados. E a filha da senhora (que eu chamo de minha mãe de Portugal) pergunta-me: Se eu queria fazer uma loja pequenina ou se eu queria fazer uma marca milhonária que levasse o meu nome para sempre? E eu falei: Eu confio no meu projeto, vamos fazer ele no modelo de franquia para ter loja em todo canto”
A sua socia concordou com ela e desde então começaram a criar a DRA. PIERCING juntas. Quando Yanka viu a dimensão do seu projeto, ela acredita que foi planejado por Deus.
*
O seu maior desafio foi achar um espaço, desempregada por 03 meses à procura duma loja perfeita para a Dra. piercing, depois veio o desafio dos documentos pois a sua socia mora no Brasil e ela em Portugal. Mas depois que a loja abriu só teve felicidade pois as coisas encaminharam-se muito facilmente e ela esta muito agradecida com cada cliente e com os esforços de tudo o pessoal que envolve a loja. Foi muito bem recebida, as pessoas procuram o local, tem muitas parceiras e pessoas que volvem encantadas com os resultados.
Atualmente o que enche o coração da Yanka são as formações, e desde que ela abriu a loja o seu intuito principal era ensinar, pois teve muita procura de pessoas querendo aprender a técnica do furo humanizado, de pessoas querendo trabalhar do lado dela e agora, depois de 02 anos de trabalho duro, o curso esta sendo elaborado.
A Yanka é uma mulher admiravel, com garra e determinação que luta pelos seus ideais e vai formar pessoas para trabalhar com a técnica que mudou a sua vida para sempre.
As suas formações vão ter 02 modalidades, on-line, o qual vai ser vendido em algumas plataformas digitais e a modalidade presencial, onde a pessoa que vai estar se formando vai ter 03 dias junto a Yanka, o primeiro dia vai ser de conteúdo no escritório dela, o segundo dia vai ser de pratica na sua loja e o terceiro dia vai ser de estágio. Não existe nenhum curso com tanta dedicação nem experiencia envolvida.
“O meu objetivo principal é ter pessoas trabalhando com o mesmo método da Dra. Piercing, que é um piercing seguro, estéril, de qualidade, onde a pessoa sai super tranquila e querem voltar. O furo humanizado mudou a minha vida, Eu cumpri sonhos como viajar, ter uma casa boa, cumprir um sonho que tinha na minha lista faz uns 10 anos”
A Yanka encoraja as pessoas a estudar o mercado independentemente da sua profissão, dedicar muito tempo e esforço e com certeza poderá ser apreciada no mercado duma forma diferente.
A mensagem que ela deixa é a seguinte:
“Não desista dos seus sonhos, não escute o que as pessoas falam, as vezes tentam desmotivar a gente, minimizam a nossa visão e se você não tem perseverança e não acredita naquilo que você quer, não vai conseguir, então acredite, que se Deus planta uma sementinha no seu coração é porque a gente pode ir atras e você vai ter uma arvore linda!”
A determinação, o foco, a fortaleza que a Yanka tem é admirável, é uma mulher forte, resiliente e com muita fé nas suas decisões. Definitivamente é mulher empoderada.