VERSÃO PORTUGUÊS
MULHERES EMPODERADAS NO FOCO
A força duma mulher
Neste espaço o meu objetivo principal é partilhar vidas reais de mulheres que demostram diariamente a sua força e poder, tomando a desição de lutar para melhorar as suas vidas.
CRISTIANI SS NUNES.
A Cristiani é brasileira, nasceu no dia 26 de julho no Santiago, uma cidade pequena no interior de Rio grande do sul mas cresceu no São Borja que é fronteira com Argentina. Ela foi uma criança exploradora que subia nas arvores, que brincava na rua e que sonhava com grandes coisas.
Aos 12 anos escreveu o seu primeiro romance, foram 4 cadernos cheios de um romance bem apaixonado, não tem registos mas lembra que foi um dos seus pontos mais altos de criatividade na adolescência. Desenhava vestidos de noiva estilo princesa, sempre foi uma menina muito feminina, sensível e romântica. Que sonhava com príncipes e castelos.
Quando era pequena jamais imaginou estar no mundo da escrita e a literatura. Sonhava com ser médico e aos 36 anos encontrou-se no mundo da escrita, e foi então quando a sua vida pessoal começou ter realmente tudo o sentido.
“Eu nasci para ser escritora, eu acredito que a escritora estava dentro de mim e agora eu me descobri… É como se eu tivesse entendido qual é a minha missão nesse planeta. Eu nasci para escrever e contar histórias” Cristiani SS Nunes.
A Cristiani retomou a escrita post-pandemia, no inicio do 2021. Ela morava em Brasilia mas junto com a sua família mudaram-se ao sul do pais, exatamente para o seu estado, Rio grande do sul.
Quando ela chegou lá estava tudo fechado, levou uma grande surpresa pois quando sairam de Brasilia estava tudo voltando a normalidade depois da pandemia e no Rio grande do sul tinham bandeira preta. E ela começou se sentir isolada de novo, para ela tudo mundo vinha arrastrando correntes, estava o ano 2021 e quando viu uma luz achando que tudo ia melhorar se encontro com o Rio grande do sul fechado e teve que ficar isolada de novo.
Então ela diz que se veio embaixo, a depressão e a tristeza tomaram conta dela. O seu marido trabalhava desde casa e o seu filho tinha o seu videogame para se entreterem mas ela não tinha nada para fazer e começou se sentir sozinha, precisando de fazer alguma coisa que fosse dela só.
Nesse periodo ela começou se questionar de muitas coisas na sua vida e foi assim como chegaram histórias na sua cabeça, ela diz que começaram falar mais alto para serem ouvidas.
Então foi quando ela decidiu começar escrever essas histórias, avisou o seu marido que ia escrever o seu primeiro livro e ele apoio ela falando que achava muito incrível, encorajou a Cristiani a escrever e foi assim que nasceu a autoria CRISTIANI SS NUNES.
*
No começo de esse autodescobrimento como autora a Cristiani não tinha intenções de ser publicada, a escrita era a sua terapia, o seu antidepressivo, ela brinca dizendo que foi a sua camisa de força para esses momentos tão escuros.
Assim o seu primeiro livro AZRAQ, soltando tudo o que tinha na sua cabeça e depois de 3000 páginas foi como se para ela se teria aberto um portal e ela não consegue parar de escrever.
Com AZRAQ a sua primeira saga, a sua intenção foi falar do empoderamento femenino, sistemas políticos, religiosos, farmaceuticos, entre outros. E o livro tem o enfoque de resgatar a nossa humanidade, a Cristiani acha que a humanidade esta se perdendo no mundo atual.
Já foram publicados 3 livros de AZRAQ, sai um por ano e ainda faltam 3 livros para completar a saga.
Ela vai de história em história cheia de criatividade e quando acaba uma história já estão vindo outras as quais ela leva ao papel. Em todas as suas histórias a Cristiani nos apresenta protagonistas femeninas, romanticas, a esencia forte das mulheres, que tem magia, respeito e que compreendem que as mulheres querem igualdade não competitividade.
“Deixando claro que eu até então só escrevi romances heterosexuais, não escrevi romances homosexuais ainda porque não chegou essa ideia, mas se vier na inspiração eu escrevo, não tenho problema nenhum, qualquer inspiração maravilhosa que vier eu vou escrever” Cristiani SS Nunes.
Ela tem certeza de que a base de tudo é o amor, o ser humano precisa de seu companheiro. Nas suas histórias o amor e o drama são os pilares.
*
No processo de publicação o seu marido foi quem deu o primeiro passo, pois ela tinha receio de se expor, tinha escrito tudo o que tinha dentro dela nessas 3.000 páginas de AZRAQ, ela abriu o seu coração e ficou com vergonha. Foi um processo longo até que decidiu publicar.
Entrou em contato com Monica Barcelos e Mauro Rocha, de Brasília, e eles foram os seus mentores nesse processo de conhecer o mundo literário, eles explicaram para ela tudo o que precisava e a Cristiani sempre estará agradecida com eles.
*
Ela envio muitos e-mails com a sua história e de 100 aproximadamente só recebeu 5 respostas de editoriais com propostas que na altura não foram as que ela queria, sendo assim, procurou uma editorial que tivesse serviços de autopublicação, encarou a jornada sozinha e é uma escritora independente. Cumplindo com todos os procedimentos necessarios editoriais mas ela paga todos os passos. A Cristiani reconhece que depois de 02 anos no mercado editorial isso permite-lhe analisar as propostas, ter autoridade e manter a sua personalidade inavalavel neste mercado como autora.
Os pontos positivos desta modalidade são, o controle dos processos, as exigências são 100% cumplídas pela editorial, a Cristiani foca nos detalhes e o perfeccionismo para ter as suas obras, as quais são belíssimas por dentro e por fora.
“Se uma editorial se interessar pela minha obra, isso é incrível e maravilhoso! mas hoje eu entendo muito mais e podemos entrar num acordo para que de tudo certo sem eu perder a minha esencia, me manter fiel a mim mesma. Sendo a Cristiani que escreveu o seu primeiro livro no 2021 até hoje” Cristiani SS Nunes.
*
No processo de criação duma obra literária, a Cristiani se identifica como uma pessoa sensível, qualquer coisa do dia a dia pode despertar um gatilho nela, desde um covertor com uns passaros e isso fez com que ela desse um título a sua obra “NO MONTE DOS PASSAROS”
Ela é uma mistura de organização e improvisação, estuda, se documenta, cria uma base e se vai inspirando. Sem ter regras de horários de escrita, pois ela é mãe de um menino maravilhoso e com todas as responsabilidades de um lar, vai no fluxo, se adequando aos horários que possibilitem ela escrever. O seu horário favorito é na noite e vai até a madrugada escrevendo, pois nesse momento ela já saiu de todas as coisas que devia fazer e tem silêncio, tranquila e calma. E se uma ideia esta muito forte na sua cabeça ela escreve nos tempinhos livres do dia.
Os livros que ela tem publicado são AZRAQ (3 livros da saga), A MULHER DOS OLHOS DOURADOS, AMOR A COR DA PELE, e FUGINDO DO DESTINO que é o seu best-seller, neste livro ela trai a um homem que cuida, que cela, que protege, possui casamento arranjado, islamismo e é no oriente médio.
A Cristiani conheceu o Oriente médio e ela fico chocada com as pessoas muçulmanas, tendo em consideração a sua cultura, a sua fé e os seus princípios.
Ela reconhece que há linhas extremistas no mundo do judaismo, cristianismo, hinduismo, islamismo. Mas não tudo mundo é assim e a Cristiani viu de perto a fé destas pessoas e que são iguais ao resto do mundo. Não tudo muçulmano é homem bomba, a maioria mantem estas costumes antigas. E fugindo do destino é um livro que trata desses temas do mundo muçulmano.
O seu lançamento mais recente é amor a cor da pele, é admiravel como a Cristiani procura eternizar uma tragédia que aconteceu recentemente no Rio grande do sul, foi muito violenta e acabo com a vida de muitos, destruindo casas, negócios e tristemente com muitas mortes. Foi um momento neste 2024 que envolveu muitos resgates. Então esta autora maravilhosa fez eternos os resgates reais nesse livros com uma protagonista de pele escura e o seu amor é de pele clara, toucando temas como o racismo e o realismo da tragedia. É uma novela contemporânea que mexe com as pessoas.
“Na mensagem que nós como autores queremos transmitir aos leitores esta a magia da literatura” Cristiani SS Nunes.
“Eu percebo que a gente esta perdendo a nossa humanidade então acredito que nos tenhamos que resgatar a nossa humanidade, a partir do respeito as pessoas são mais humanas e conseguem ter mais empatia, compaixão e resgatando a nossa humanidade cresce o amor pelas pessoas, independente de onde ela é, a religião dela, começando com o respeito já tudo flui”. Cristiani SS Nunes.
Ela é uma mulher que escreve duma maneira surpreendente, é uma excelente mãe, esposa e mulher, cuida dela, cuida das vidas que tem pertinho, é uma escritora maravilhosa, com resiliência, força, fé, garra de guerreira e é definitivamente uma mulher empoderada.
PÁGINA WEB DE CRISTIANI SS NUNES